5 de junho de 2013

Mulheres com M: Coco Chanel



O luxo e a elegância foram e continuam a ser sinónimos da lenda criada pelo nome Chanel.


A moda não é só uma questão de roupa. A moda anda com o ar, nasce com o vento” é a frase pela qual será sempre recordada.


Gabrielle Bonheur Chanel, ficou para sempre conhecida como Coco Chanel, vinda de uma família humilde, pai era uma simples feirante, após a morte da mãe foi para um colégio interno, do qual fugiu e assim correu um caminho de esfera mundial.


Os casamentos que teve deixaram-lhe uma fortuna que soube gerir como ninguém, e da loja de chapéus que herdou de um dos maridos, criou um império no inicio de roupas desportivas e para montar a cavalo, tornando-se a pioneira das calças femininas. Contratou os mais fabulosos costureiros franceses, tendo passado a ditar o que era vestido pelas maiores actrizes de Hollywood. Em 1923 criou também uma linha de perfumaria, sendo o seu Chanel n.º5, um dos mais famosos, Marilyn Monroe foi uma das divas que o imortalizou.


Durante a 2.ª Guerra Mundial teve um romance com um oficial alemão que foi recebido de forma amarga pelos franceses que até aos dias de hoje nunca lhe perdoaram a escolha, e teve assim de fechar a casa Chanel.


Com o fim d2.º Guerra Mundial reabriu a sua loja e inspirada nos tailleurs de Jaqueline Kennedy passou a ser uma das principais fornecedoras das estrelas de Hollywood e das maiores fortunas dos Estados Unidos.


Faleceu em 1971, no Hotel Ritz, tendo sido o seu funeral pautado pelo luxo e a elegância daqueles que o assistiram e assim mantiveram a lenda criada pelo nome Chanel.


(Texto de Teresa Duarte, uma pequena grande mulher com M)


Beijocas,


Rê.

1 comentário: